Frota automóvel da Helexia Portugal atinge classificação A



A Frota automóvel da Helexia Portugal atingiu o topo da classificação de desempenho energético, estando atualmente com uma classificação A, numa escala de F a A+, indicada pelo sistema Move+. O Move+ é uma ferramenta criada pela ADENE – Agência para Energia que visa a promoção de uma mobilidade mais eficiente, baseando-se na avaliação e classificação do desempenho energético das frotas automóveis com o objetivo de identificar oportunidades e poupanças de combustível (redução de custos) e de minimização do impacto ambiental.

A multinacional tem vindo a trabalhar na melhoria da frota. Desde 2020 aumentou o número de viaturas são elétricas e híbridos plug-in (agora 58%), e reduziu 20% do consumo específico de energia e 18% das emissões específicas de dióxido de carbono (CO2). Este ano o objetivo é continuar, através da substituição gradual das viaturas térmicas por outras de propulsão alternativa, perspetivando um aumento nas viaturas de combustível alternativo de 58% para 77%.

Ao longo deste período foram também melhoradas as práticas internas ao nível da gestão e utilização das viaturas, gestão de condutores e gestão da manutenção, com medidas como ações de formação em eco-condução à equipa, a garantia de que os novos pneus têm classe energética superior a C, e a implementação de procedimento de verificação periódica da pressão de pneus, solicitando e motivando a equipa para que o faça com regularidade.

“Na Helexia acreditamos no potencial de uma mobilidade mais eficiente para a transição energética das empresas e integramos todos os stakeholders para fazerem parte desta missão, desde os nossos colaboradores, aos nossos clientes e fornecedores. A certificação MOVE+ e a classificação A que obtivemos vem reconhecer a aposta que tem sido feita na melhoria contínua da frota ao nível da eficiência energética, ajudando também a identificar as oportunidades de redução dos custos operacionais, redução das emissões de CO2 e a tornar a nossa frota mais sustentável”, diz Marta Jordão, Operations Director na Helexia.





Notícias relacionadas



Comentários
Loading...