Mercado da Quinta da Ribeira: da horta biológica para a mesa



A Quinta da Ribeira, situada na Ribeira de Sintra, que já comercializa hortícolas e frutas para estabelecimentos da região e particulares, abre agora também portas ao público, através de um mercado, que se realiza todos os sábados, entre as 10h00 e as 16h00. Neste espaço os clientes podem adquirir produtos biológicos, muitas vezes colhidos na hora. Mais recentemente foram também criados uma quinta pedagógica com animais e uma food truck, onde os visitantes podem provar refeições com produtos da quinta.

Mas como é que tudo começou? Em 2020, o jovem agrónomo Manuel Serrano ganhou a concessão de um terreno agrícola na Ribeira de Sintra. Para ter apoio no desenvolvimento do projeto decidiu lançar uma campanha de crowdfunding, o que lhe permitiu financiar a limpeza e preparação do terreno, criar infraestruturas de apoio e iniciar a sementeira e plantação biológica ainda em setembro do mesmo ano.

Queremos tornar a nossa quinta, para além de fornecer legumes produzidos de acordo com os termos da agricultura biológica, um espaço de convívio e aprendizagem. O nosso objetivo passa por as pessoas terem a oportunidade de conhecerem a horta e perceberem, de certa forma, como é o nosso dia a dia. O consumo local é cada vez mais essencial, tanto pela promoção ao desenvolvimento da pequena agricultura, mas como forma de tentar salvar algumas produções típicas, que foram diminuindo ou desaparecendo com o passar dos anos”, explica em comunicado Manuel Serrano, proprietário da Quinta da Ribeira.

A Quinta da Ribeira vende também os seus produtos por encomenda ou através da assinatura do plano de subscrição, plano este que permite o acesso a frutas e ovos. As entregas dos produtos são realizadas à quinta-feira, entre as 16h00 e as 22h00 na área da Grande Lisboa e em Sintra.





Notícias relacionadas



Comentários
Loading...