Projetos nacionais levaram à recolha de 21 milhões de embalagens de bebidas
Os consumidores entregaram mais de 21 milhões de embalagens de bebidas nas máquinas de devolução desde o início dos projetos nacionais. Como tal, as iniciativas “Quando do Velho se Faz Novo” e “Bebidas+Circulares”, promovidas pelo consórcio composto pela Associação Águas Minerais e de Nascente de Portugal (APIAM), Associação Portuguesa das Bebidas Refrescantes Não Alcoólicas (PROBEB) e Associação Portuguesa de Empresas de Distribuição (APED), vão ser prolongadas por mais seis meses, estendendo-se até 31 de dezembro de 2022.
No primeiro semestre do ano já foram entregues mais de 1,5 milhões de embalagens de bebidas associadas aos dois projetos-piloto. Nas 23 máquinas de recolha automática instaladas em grandes superfícies comerciais, no âmbito do projeto-piloto “Quando do Velho se Faz Novo”, foram entregues mais de 758 mil garrafas PET, até final de junho. Os utilizadores registados na plataforma do projeto já receberam mais de 780 prémios. Já a iniciativa “Bebidas+Circulares”, recolheu mais de 773 mil embalagens de bebidas nas 10 máquinas de recolha automática localizadas no concelho de Lisboa. Esta quantidade divide-se entre mais de 420 mil embalagens de plástico PET, mais de 160 mil embalagens de metal e mais de 170 mil embalagens de vidro. Durante os primeiros 6 meses de 2022, o projeto “Bebidas+Circulares” atribuiu mais de 1100 prémios aos utilizadores registados.
Apesar da diferente localização geográfica e das especificidades nas tipologias de embalagens aceites nas máquinas, as duas iniciativas partilham o objetivo comum de incentivar e premiar a devolução de embalagens de bebidas não reutilizáveis para reciclagem através de circuitos de recolha com menor presença de contaminantes, comparativamente com a recolha nos ecopontos. Com o material recolhido são produzidos materiais reciclados de elevada qualidade para a incorporação em novas garrafas de bebidas, promovendo assim a sustentabilidade ambiental e a economia circular no país.
Para participar em qualquer um destes projetos, os consumidores podem deslocar-se a uma das máquinas de devolução disponíveis em localizações especificadas no site de cada um, colocar as embalagens e garrafas na referida máquina, obtendo um talão com um código QR que deverá ser registado na respetiva plataforma online. Cada embalagem vale um ponto e em cada talão está definido o valor de pontos correspondente ao número de garrafas introduzidas. Esses pontos podem depois ser trocados por prémios cujo objetivo é apelar a comportamentos mais sustentáveis dos consumidores.