25.400kg: esta foi a quantidade de lixo marinho recolhido na costa portuguesa
O lixo marinho é um problema que se tem desenvolvido ao longo dos anos e que tem um grande impacto na vida humana, na vida selvagem e nos ecossistemas. Tanto pode afetar os habitats e o desenvolvimento das espécies, como toda uma cadeia alimentar, chegando a interferir na saúde humana. Não é segredo que existem ilhas de lixo formadas em certas zonas do oceano, como por exemplo no Pacífico.
A Fundação Oceano Azul desenvolveu um “Contador de lixo marinho” no intuito de perceber os resultados das ações de recolha de várias organizações, que a nível nacional, trabalham para proteger o oceano. Podemos destacar entre as 17 entidades, nomeadamente, a Sailors for the Sea, a Brigada do Mar, a BioLiving e o Movimento Claro.
No total, foram recolhidos até à data, 25.400 kg de lixo marinho em 100 quilómetros de areal. Contaram-se mais de mil voluntários e 77 ações. No Dia Internacional de Limpeza Costeira, celebrado a 21 de setembro, os voluntários encontraram vários objetos como garrafas de plástico, beatas, cordas, lenços de papel e invólucros de plástico de palhinhas.
Cabe ao ser humano adotar medidas mais conscientes no seu dia a dia, que previnam esta situação. O trabalho desenvolvido pela Fundação e restantes cooperantes, para consciencializar os cidadãos para a gravidade do assunto é muito importante, no sentido de se perceber que não é algo que só acontece no estrangeiro, está igualmente presente no nosso país.