25 anos depois, o Muro de Berlim é reerguido (com FOTOS)
No dia 9 de Novembro de 1989, imagens de Berlim chegavam aos lares de todo o mundo. O Muro de Berlim, um dos principais bastiões da Guerra Fria, tinha caído. 25 anos volvidos, dois artistas germânicos querem reerguer o muro para assinalar a efeméride. Porém, a substituir o betão e arame farpado, os 12 km da Cortina de Ferro que atravessavam a capital da Alemanha são ser assinalados com balões biodegradáveis luminosos enchidos com hélio.
A instalação será a metáfora de um “símbolo de esperança para um mundo sem barreiras”, como explicam os mentores do projecto, Christopher e Marc Bauder, quando milhares de esferas brilhantes iluminarem o local do antigo muro durante três dias. A cada 150 metros da instalação vão existir memórias e histórias, que permitem aos mais novos saber o que era e como era a vida naquela época e aos mais velhos recordar esses tempos.
A reconstrução simbólica do muro terá lugar a 9 de Novembro, quando às 19h00 centenas de voluntários colocarem mensagens pessoais aos balões e desprenderem-nos das cordas, criando um espectáculo luminoso semelhante ao proporcionado pelas lanternas chinesas.
A instalação artística foi criada com a ajuda dos investigadores da Universidade de Hanôver, que criaram balões completamente biodegradáveis, refere o Inhabitat.
O Muro de Berlim foi construído em 1961 durante a calada da noite. Erguido inicialmente com arame farpado, rapidamente a instalação se tornou permanente através do cimento e torres de vigia. Berlim ficou dividida geograficamente quase 30 anos por um muro que, ao tentar separar ideologias, um país e as suas famílias, tornou-se num dos símbolos maiores da Guerra Fria.
[nggallery id=1096 template=greensavers]