25 jornais unem-se para lutar contra alterações climáticas e petrolíferas



Incentivados pelo britânico The Guardian, vinte e cinco jornais de todo o mundo lançaram uma campanha para publicar reportagens agressivas sobre as alterações climáticas, focando-se nas grandes petrolíferas.

A campanha global tem como pano de fundo a iniciativa Keep It In The Ground, do jornal britânico, e junta meios como o Le Monde, El País, China Daily, Sydney Morning Herald, India Today e Seattle Times.

De acordo com o Mashable, os jornais vão partilhar os artigos que se focam as alterações climáticas, num esforço conjunto para pressionar os diplomatas a entrarem um novo acordo global para reduzir as emissões de gases com efeito de estufa na próxima cimeira global sobre as alterações climáticas, prevista para 11 de Dezembro, em Paris, França.

A cobertura ambiental do Guardian, que já tem uma abordagem mais activista, vai aparecer nestes 25 jornais de todo o mundo, como parte de um acordo de partilha de conteúdos. Os jornais não vão pagar pelos artigos e podem escolher que reportagens publicar, gratuitamente.

A abordagem do Guardian à questão das alterações climáticas já levou a que investidores como o Wellcome Trust retirassem o seu dinheiro das empresas de combustíveis fósseis, pelo que é de esperar que, com esta nova campanha, a pressão atinja outras entidades de vários países.

Foto: Javier Micora / Creative Commons





Notícias relacionadas



Comentários
Loading...