3 mil ovelhas morrem a retornar ao Sudão após falha nas normas de quarentena



O Sudão é um país que depende fortemente da exportação de animais vivos, principalmente ovelhas e cabras. As importações para a Arábia Saudita em 2019 foram o equivalente a mais de 378 mil euros, refere o Trade Map.

Após serem comprometidas as normas de vacinação e de quarentena exigidas pelo governo da Arábia Saudita devido à Covid-19, cerca de 58 mil ovelhas regressaram ao Sudão, e 3 mil morreram pelo caminho. Os animais tiveram de esperar no navio enquanto se tomavam decisões, e morreram à fome e à sede, tendo alguns inclusive bebido água do oceano.

O Ministro dos Recursos Animais do Sudão, Adil Farah, afirma que o acontecimento se deveu à irresponsabilidade de alguns exportadores que, ainda no Sudão, interromperam a quarentena dos animais já vacinados e substituíram alguns.

Esta não é à primeira vez que um acontecimento destes se sucede. “No final do ano passado, milhares de ovelhas no país morreram em condições semelhantes quando a Arábia Saudita bloqueou o comércio com o Sudão após ser anunciado um surto de Febre do Vale do Rift no país”, afirma o jornal The Guardian.





Notícias relacionadas



Comentários
Loading...