4 dicas para correr sozinho sem perder a motivação
Dizem que o minuto mais difícil de qualquer treino é o primeiro minuto. As desculpas são muitas e, na maioria das vezes, a causa é mesmo a falta de motivação, companhia ou algum problema específico de saúde que o impede de fazer determinados tipos de exercício.
Não admira que seja fácil ceder ao convite do sofá para ficar a relaxar, principalmente quando os dias acordam cinzentos e frios.
O Huffington Post partilhou quatro dicas para que possa correr sozinho e não perder a motivação – e a agregador O Meu Bem Estar trouxe-as para Portugal.
1.Treinar a ouvir música
Uma boa selecção musical é fundamental para ajudá-lo quando estiver a correr. A música vai dar-lhe força para continuar – mesmo quando o corpo lhe estiver a pedir tréguas.
Além disso, nos exercícios intensos tudo gira em torno do tempo (trata-se de correr 20 segundos e fazer uma pausa de 10). Por isso, se acha que dá trabalho olhar constantemente para o relógio, descarregue as Tabata Songs. Pode escolher o estilo de música que prefere e própria playlist alertá-lo-à com sinais sonoros para os ritmos a seguir.
2.Procurar bons tutoriais
Treinar de forma ineficaz é pior do que não fazer nada. Para evitar lesões e contracturas, siga o conselho dos profissionais. Apesar de haver milhares de tutoriais na Internet, é preciso saber escolher. Por exemplo, o Nike Training Club é uma app com exercícios feitos por mulheres atletas para cada grupo muscular.
3.Imaginar um corredor virtual
Admita: dá-lhe ainda mais vontade de correr quando está a competir com alguém. Mas o que fazer quando treina sozinho? Imaginar que está a treinar com outra pessoa. O relógio Ambit2 R de Suunto permite personalizá-lo com diferentes aplicações. Entre elas, um treinador virtual ou Ghost Runner, ou seja, um corredor que se transformará no seu amigo fantasma a abater.
4.Viver o treino como algo épico
A Reebok e agência de treino Les Mills uniram forças para desenvolver o Inmersive Fitness: sessões de fitness com projecções em 3D que ajudam-no a sentir-se especial, como se estivesse a protagonizar o seu próprio videoclip.
Foto: Georgie Pauwels / Creative Commons