46% dos portugueses reciclam mais, revela novo estudo
Os portugueses estão a reciclar mais e a quantidade de resíduos produzidos é também maior, revela a nova edição do inquérito “Radar da Reciclagem” da Sociedade Ponto Verde (SPV) e da Marktest.
As razões para esta mudança na reciclagem e pelo consecutivo aumento, em relação à um ano atrás, são precisamente o aumento dos resíduos em casa (52,2%), a maior disponibilidade em termos de tempo (40,6%) e a maior consciência ambiental (37%).
Entre os inquiridos que referem ter produzido mais resíduos em casa, as embalagens familiares de cartão para alimentos líquidos, por exemplo pacotes de leite e sumos, são apontados como os resíduos com maior aumento (57,9%). No segundo e terceiro lugar, respetivamente, surgem as embalagens de vidro (44,4%) e as embalagens de cartão associadas ao aumento das compras online (36,3%).
Ana Isabel Trigo Morais, CEO da Sociedade Ponto Verde, explica “O que aferimos destes resultados é que os últimos meses vêm mostrar que as alterações na rotina dos portugueses, em consequência do contexto pandémico, traduziram-se em mudanças nos comportamentos de consumo, com consequentes impactos na gestão de resíduos nos lares portugueses. Com esta nova vaga do Radar da Reciclagem, a Sociedade Ponto Verde procurou conhecer o impacto que a pandemia teve nos comportamentos de reciclagem dos portugueses. E percebemos que, por vários motivos, estão a produzir mais resíduos em casa, mas estão também a acompanhar essa produção com altos níveis de reciclagem.”