50 mães, 50 crianças, um cromossoma a mais

50 mães, 50 crianças, um cromossoma a mais: são estes os protagonistas de um vídeo partilhado nas redes sociais pelo grupo Designer Genes, uma associação de país com filhos com Síndrome de Down, e que em poucos dias conta já com mais de um milhão de visualizações.

Inspirada pelo vídeos do Singing Hand, um grupo musical que faz uso da língua gestual para passar a sua mensagem, Rebecca Carless filmou um cenário comum a muitos carros: pais e filhos a cantar a música que passa na rádio, numa espécie de karaoke onde as notas não batem certo, mas a diversão é garantida.

Ao som de A Thousand Years, de Christina Perri, Rebecca e Archie, o seu filho com quatro anos e com Síndrome de Down, cantam animadamente, acrescentando a língua gestual a esta maravilhosa equação. O vídeo teve tal sucesso que Rebecca lançou o desafio a outras 49 mães para que fizessem o mesmo com os seus filhos com Síndrome de Down. Mães e meninos comuns, mas com um cromossoma a mais.

“Somos mães normais, amamos os nossos filhos, eles amam-nos a nós e são tal e qual outras crianças de quatro anos. Não os mudaríamos”, explica Rebeccca à BBC. Um vídeo a não perder no Dia Mundial do Síndrome de Down.