530 mil toneladas de emissões de CO2 evitadas em compras no OLX



A compra de artigos em segunda mão traz vantagens tanto para os vendedores e clientes, como para o planeta. Um novo relatório desenvolvido pelo OLX Portugal, plataforma digital para compra e venda de produtos e serviços, relativamente ao ano de 2021, confirma efetivamente este impacte ambiental positivo.

No período em análise, a compra de cerca de 250 mil artigos na plataforma permitiu poupar 530 mil toneladas de emissões de dióxido de carbono (CO2), salvar 64 mil toneladas de materiais, 5 mil toneladas de água e 7 milhões de gigajoules de energia. As categorias selecionadas para o estudo foram as de carros e motas, tecnologia (telemóveis, tablets, computadores portáteis e televisões), roupa e livros.

Os carros foram o produto que mais contribuíram para a poupança de emissões, mais especificamente, 498 mil toneladas de CO2. Seguem-se as motas com a poupança de 19 mil toneladas de CO2 e os telemóveis com 4,6 mil toneladas de CO2 não emitidas.

Como referem no documento, a compra de uma televisão usada, por exemplo, permite poupar cerca de 317 kg de emissões de CO2, 22 kg de materiais, 5 metros cúbicos de água e 4.865 megajoules de energia. Já um telemóvel em segunda mão, permite salvar em média 52 kg de emissões de CO2, 170 gramas de materiais, 1 metro cúbico de água e 795 megajoules de energia.

“Existe uma tendência positiva no sentido da maior consciencialização ambiental e alteração dos hábitos de consumo. Dados como o relatório do IPCC [Painel Intergovernamental para as Alterações Climáticas] sobre as alterações climáticas mostram a urgência desta transição. Consumir produtos em segunda mão é uma das formas de contribuir para uma economia mais sustentável e muitos dos nossos utilizadores, para além de procurarem um bom negócio a um preço justo, utilizam a plataforma também por esta vertente“, afirma Sebastiaan Lemmens, diretor geral do OLX Portugal.





Notícias relacionadas



Comentários
Loading...