550 Spencer: O Prédio energeticamente autossuficiente.
O escritório de arquitectura Kennon, com sede em Melbourne, anunciou a construção do primeiro prédio da Austrália com uma fachada movida a energia solar. O edifício de escritórios de oito andares será equipado com 1.182 painéis fotovoltaicos integrados.
Segundo o site “Inhabitat”, o exterior do edifício é reflexivo e cintilante, um espelho para o mundo. Esta particularidade é conseguida parcialmente através do sistema de fachada solar feito pela Avancis, uma empresa alemã, algo que nunca tinha sido utilizado na Austrália.
Assim, o prédio de oito andares e um total de 1.182 painéis fotovoltaicos integrados, será sustentável, autónomo e produzirá mais energia do que aquela que consome.
Os espaços interiores têm vistas espantosas e estão cheios de luz natural. Além disso, há excelentes vistas sobre o parque e rua. Toda a luz solar que atinge o edifício está a ser utilizada e armazenada para “alimentar” o edifício.
Plantas verdes crescem ao longo da linha do telhado do rés-do-chão e árvores rodeiam o edifício. Os pequenos rebentos de verde são lembretes do que é o “design verde”: estar atento ao ambiente. Aproveitar o potencial do mundo natural, mas sem abusar dele, está verdadeiramente no centro deste design. O espelho reflecte de volta o mundo tal como ele é com um pequeno benefício extra.