57 notícias para poupar na electricidade e ajudar o planeta



Em Setembro de 2010, quando lançámos o Green Savers, provavelmente o leitor achava que a sua conta de electricidade era exagerada. Mas era perfeitamente normal, todos achamos isso.

Provavelmente – para continuarmos no campo das suposições – também sabia que facilmente pouparia uns (poucos) euros ao fim do mês com algumas acções simples e banais, mas nunca tomou esse passo. Seja homem ou mulher, jovem ou menos jovem.

Hoje, a situação mudou.

A passagem do IVA da electricidade dos 6 para os 23% fez soar as campainhas de alarme a milhões de portugueses. Outros aumentos reais na factura – em 2013 vamos todos pagar mais 2,3%, por exemplo – vieram aumentar o drama de muitas famílias, de todas as classes sociais.

Toda esta conjuntura surgiu numa das mais difíceis épocas para os portugueses, que desde 1992 não consumiam tão pouca energia – muitos deles deixaram de a consumir por não a poder pagar.

Ao longo dos últimos meses, demos-lhe várias dicas para poupar energia. Foram dicas recolhidas de vários pontos do mundo – dos agregadores norte-americanos, dos britânicos, espanhóis, brasileiros. Vieram da Ásia, Austrália ou África. Mas, sobretudo, foram dicas de consumidor para consumidor.

Se já é leitor do Green Savers, este artigo resume tudo o que fizemos, nos últimos 30 meses, em prol da poupança e eficiência energética. Se é a primeira vez que visita o Green Savers, fique connosco um pouco mais. Visite cada um dos links que aqui lhe deixamos, tente fazer um plano de ataque ao desperdício de energia e recolha os frutos já no curto prazo, na próxima factura de electricidade.

Vamos pelas dicas mais fáceis: sabia que deixar os equipamentos eléctricos em stand-by custa €107/ano aos consumidores? Sim, é verdade. Demos-lhe dicas, muitas dicas.

Onze dicas para poupar no Inverno, catorze para poupar em 2013, vinte para poupar na luz e gás. Enumerámos os 12 equipamentos que estão a levar a sua conta da luz para os três dígitos, e como a eficiência energética estava a ser vista em sítios tão díspares como Nova Iorque, Oliveira de Azeméis, Seia, do Alto Minho, Montalegre ou Boticas.

Revelámos qual o electrodoméstico que mais energia gasta em sua casa – aliás, fizemos uma lista de vários objectos.

Mas há mais: ensinámo-lo a manter-se quente, numa casa fria, durante o Inverno. Ou a manter a casa quente sem utilizar aquecedores. Revelámos também o nosso plano para poupar na iluminação natalícia sem ferir a época festiva e os sonhos dos mais novos.

Avisámo-lo também que, se tiver algum dinheiro para investir, pode mais facilmente poupar.

Mas fomos mais longe.

Tentámos perceber como vai evoluir a poupança energética na próxima década, que empresas estão a liderar este processo e como as LED vieram para ficar. Nas nossas casas, nas empresas onde trabalhamos e até nas cidades onde vivemos.

Não terá de esperar tanto tempo pelos medidores inteligentes de energia. Eles já andam por aí, apesar de ainda não serem muito conhecidos dos portugueses. E existem novas lâmpadas com capacidades de poupança incríveis.

Há outras soluções criativas que terão de ser implementadas, mais tarde ou mais cedo, na nossa comunidade. Em Espanha e Portugal.

Pode continuar a esperar dicas sobre eficiência e poupança energética. Vamos perceber como a eficiência energética é fundamental para a sobrevivência das marcas e empresas, mas sobretudo como o leitor poderá reduzir até ao limite a sua conta de electricidade. Para bem da sua carteira mas também do nosso Planeta.





Notícias relacionadas



Comentários
Loading...