6 boas razões para tirar os sapatos antes de entrar em casa
Além de prevenir doenças e evitar a sujidade, tirar os sapatos pode melhorar a sua qualidade de vida dentro de casa.
Previne doenças
O seu sapato chega da rua cheio de bactérias ou vírus que podem ser espalhados pela sua casa. Um estudo da Universidade do Arizona encontrou 421 mil bactérias num único sapato, incluindo as causadoras de meningite, diarreias e infecções respiratórias.
Eliminar toxinas
Um estudo publicado no jornal Environmental Science & Technology provou pela primeira vez que herbicidas e produtos nocivos podem ser levados para dentro das nossas casas no calçado. Os investigadores encontraram traços de herbicidas nos sapatos de pessoas que passaram nos locais onde o produto é usado, mesmo após uma semana da aplicação.
Menos sujidade
Além das bactérias e toxinas, que oferecem um risco invisível, existe um outro fator que salta aos olhos e também justifica manter o calçado do lado de fora: a sujidade que eles trazem. O que significa mais trabalho e mais produtos de limpeza para desinfetar tudo.
Poupar o piso
Quanto mais limpo estiver o chão, menos vai precisar esfregar o piso e menos desgaste ele vai sofrer. Além do que, o atrito dos sapatos é maior do que o atrito de pantufas, meias ou dos pés descalços no chão.
Boa vizinhança
O barulho de pés descalços no chão de um apartamento é bem menor no apartamento de baixo. Ou seja, é também uma maneira de manter uma boa relação com quem vive perto de si.
Saúde
Para as crianças, andar com os pés no chão ajuda a formação do arco plantar, evitando o pé chato, acelera o desenvolvimento motor e o equilíbrio.