60% dos espanhóis considera que as práticas sustentáveis empresariais servem “apenas para vender mais ou ter boa imagem”
Cerca de 60% dos espanhóis consideram que a maioria das empresas utilizam as preocupações com o ambiente “apenas para vender mais ou limpar a sua imagem”, de acordo com os resultados de uma pesquisa realizada pela Organização de Consumidores e Utilizadores (OCU).
As conclusões desta pesquisa mostram que mais da metade dos consumidores espanhóis considera que a maioria das empresas “fazem um uso comercial de reivindicações relacionadas à sustentabilidade ou questões ambientais”, afirmações que são usadas “para vender mais”, indica a OCU citada pela EFE.
Segundo o mesmo estudo, 43% dos entrevistados geralmente desconfiam dos produtos que são vendidos como sustentáveis ou ecologicamente corretos, e apenas um em cada quatro entrevistados acredita que a maioria das empresas tenta, na medida em que é possível, reduzir o seu impacto ambiental.
Os números também refletem que os homens (64%) espanhóis são mais céticos do que as mulheres (57%) quanto à motivação das ações relacionadas com a sustentabilidade e o meio ambiente das empresas.
Além disso, no que se refere aos grupos geracionais, os idosos em geral são “mais otimistas” do que os jovens, pois em todos os aspectos levantados na pesquisa, os maiores de 60 anos estavam “um pouco mais confiantes” quanto à postura ambiental das empresas.
Os resultados do estudo mostram também “um contraste por nível educacional”, uma vez que os inquiridos em que esse indicador é inferior são menos céticos (50%) do que aqueles com alto nível educacional (65%)