60 mil soldados vão plantar árvores na China
A meta está definida: em 2018 a China está determinada em tornar o seu território mais verde, planeando plantar uma área de aproximadamente 6,6 milhões de hectares, qualquer coisa como o tamanho da República da Irlanda.
Mas como conseguirá um dos países mais poluidores do mundo alcançar tal feito? A explicação foi dada recentemente pelas autoridades chinesas: cerca de 60 mil soldados serão chamados para plantar árvores na região de Hebei, perto de Pequim.
Empenhados numa missão bem diferentes das habituais, estes soldados irão dedicar-se de corpo e alma ao plantio destas árvores, já que o objectivo das autoridades chinesas passa por mais de 84 mil quilómetros quadrados de novas florestas, um verdadeiro desafio. A ideia é que 23% do território chinês seja composto por florestas até 2020, aumentando esse número para 26% até o ano de 2035.
Desde 2014, ano em que a China finalmente declarou “guerra” à poluição em território nacional, já foram gastos mais de 1,4 mil milhões de dólares para melhor a qualidade do ar, havendo no entanto ainda um longo caminho a percorrer.