60 municípios portugueses conquistam Bandeira Verde ECOXXI em 2025

Sessenta municípios de norte a sul do país foram galardoados com a Bandeira Verde ECOXXI na edição de 2025.

Green Savers Redação

Sessenta municípios de norte a sul do país foram galardoados com a Bandeira Verde ECOXXI na edição de 2025.

A cerimónia de entrega dos prémios, uma iniciativa da Associação Bandeira Azul de Ambiente e Educação (ABAAE) que distingue boas práticas de sustentabilidade autárquicas desde 2005, decorreu no passado dia 12 de dezembro no Palácio Nacional de Mafra.

Este ano, 63 municípios inscreveram-se, dos quais 61 submeteram candidaturas, representando, estima a ABAAE, 20% de todos os municípios do país. Quase todos os municípios participantes na edição de 2025 (98%) renovaram a sua inscrição no programa, sendo os demais estreantes.

Resultados das candidaturas à edição de 2025 do galardão Bandeira Verde ECOXXI. Fonte: ABAAE.

A maior parte dos municípios candidatos são do continente, destacadamente do Centro e Norte. No que toca às ilhas, candidataram-se os municípios da Horta e Lajes do Pico, nos Açores, e do Funchal, na Madeira.

Dos 61 candidatos, apenas do município de Fornos de Algodres não conseguiu a pontuação suficiente para receber o galardão. Dos distinguidos, Cantanhede, Estarreja, Matosinhos, Leiria, Cascais, Pombal e Oeiras foram os que receberam as pontuações mais altas, com um índice igual ou superior a 90%. Ainda, 22 municípios obtiveram um índice igual ou acima dos 80%.

Explica a ABAAE que, em termos globais e médios, os resultados em cada um dos 21 indicadores usados na avaliação são muito positivos e “tendencialmente crescentes de ano para ano”. Em quatro dos indicadores, as pontuações médias dos candidatos ficaram acima dos 90%.

Os indicadores com as maiores pontuações foram turismo sustentável; conservação da Natureza; transparência, digitalização e conectividade; e promoção da educação ambiental por iniciativa do município. O indicador com a pior pontuação é do relativo à poluição sonora.

A edição de 2025 do Bandeira Verde ECOXXI reflete uma ligeira redução no número de candidatos e de galardões atribuídos face ao ano anterior. Em 2024, 65 municípios inscreveram-se, dos quais 62 apresentaram candidatura. Desse universo, 61 foram galardoados.

Partilhe este artigo


Nova Edição

Assinar

Newsletter

Subscreva e receba todas as novidades.

A sua informação está protegida. Leia a nossa política de privacidade.