67% dos portugueses afirma que opções de transporte mais sustentáveis são agora mais importantes do que em contexto pré-crise



A FREE NOW acaba de revelar as principais conclusões de um estudo no qual analisa as preferências de mobilidade dos portugueses durante a época festiva que se avizinha e quais os impactos da inflação generalizada nas escolhas assumidas pelos inquiridos: 67% dos portugueses afirma que opções de transporte mais sustentáveis são agora mais importantes do que em contexto pré-crise, 40% dos inquiridos prefere opções de transporte mais sustentáveis do que o carro próprio para realizar as suas compras e/ou convívios de Natal e 32% confessa ser capaz de viver sem carro particular e utilizar somente opções de transporte mais sustentáveis.

Além das conclusões já referidas, “é interessante perceber que 40% dos portugueses assume que a sua resolução de Ano Novo passa por substituir o seu carro atual por um novo que utilize energias limpas”, sublinha a FREE NOW em comunicado.

Segundo a mesma fonte, os portugueses, no novo ano, também esperam que o Governo adote novas medidas para uma mobilidade mais sustentável, nomeadamente através da melhoria de infraestruturas (35%) e a disponibilização de incentivos para uma transição para carros elétricos (27%).

Outro dado relevante prende-se com o facto de a maioria dos inquiridos admitir reduzir os gastos com transportes devido ao aumento do custo de vida.

Na verdade, 53% dos portugueses admite que está a pensar mudar os seus planos das celebrações de Natal e Ano Novo, de forma a reduzir os custos associados aos transportes na cidade.

Para além disso, 45% afirma estar atualmente a utilizar diariamente transportes públicos devido ao aumento dos custos.

“A principal ilação a retirar destes dados é que existe uma relação direta entre a evolução do custo de vida e inflação e as escolhas de mobilidade dos portugueses, acompanhadas por uma maior consciencialização à importância de uma mobilidade mais sustentável. É interessante perceber que existe uma preocupação cada vez maior por opções mais limpas de transporte, ainda que o contexto mais adverso possa também ser decisivo para precipitar esta mudança de comportamentos e/ou mentalidades. Não é por acaso que somos o mercado com maior percentagem, cerca de 20%, de viagens feitas através de veículos elétricos. Este fenómeno demonstra que as medidas que temos adotado, nomeadamente a de comissão zero da nossa frota elétrica, têm contribuído para a transição elétrica, tanto dos utilizadores como dos nossos motoristas”, considera Bruno Borges, General Manager da FREE NOW.

E acrescenta: Esta época festiva para nós é normalmente marcada por um aumento substancial da procura, sobretudo durante as celebrações da passagem de ano. Em comparação com um dia normal de operação, nestes dias a procura cresce 30%. Se juntarmos a isto a maior consciência dos portugueses para uma mobilidade mais sustentável, resta-nos apenas garantir que, durante os últimos 15 dias do ano, os nossos utilizadores terão acesso ao serviço de qualidade a que os habituámos e, assim, optem por deixar os carros particulares em casa nas suas deslocações”.

O inquérito foi realizado via online e contou com 500 respostas válidas. Os inquiridos foram na sua maioria mulheres (51%) e as faixas etárias mais representadas foram 36 – 45 (23%) e 46 – 55 (24%). A empresa responsável pela aplicação deste estudo foi a Kantar.

 





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