68 das praias portuguesas foram classificadas com “Zero Poluição”



A classificação “Zero poluição” indica que uma praia, ao longo dos últimos três anos (2017-2019) teve na época balnear uma classificação “Excelente” de acordo com os dados da Agência Portuguesa do Ambiente, e que apresentou valores zero ou inferiores ao limite de deteção em todas as análises efetuadas aos dois parâmetros microbiológicos controlados e previstos na legislação.

Este ano, 68 praias foram classificadas com “Zero Poluição”, um aumento positivo de 55% face ao ano anterior. Num total de 621 zonas balneares em funcionamento no país, registaram-se mais 24 do que em 2019.

Torres Vedras foi o concelho com maior número de praias (10), como é o exemplo da Azul, Santa Helena, Santa Rita Norte/Sul e Pisão, seguido de Peniche com a da Consolação e as do Baleal (5), e de Angra do Heroísmo (5) com a de Salgueiros e Cinco Ribeiras, entre outras.

Com o começo da época balnear em diferentes datas consoante a região do país, e com a contínua subida de casos portadores do vírus, aconselha-se que a população tome as devidas precauções na ida à praia. Para facilitar o acesso a informações, a APA lançou a aplicação Info Praia que pode consultar a qualquer momento, como anteriormente mencionado. 

A Associação ZERO selecionou alguns aspetos que considera cruciais:

  • Por razões ambientais e de segurança, só devem ser frequentadas praias classificadas como zonas balneares, onde há vigilância e onde se conhece a qualidade da água;
  • Devido à situação de pandemia, devem ser salvaguardados os distanciamentos adequados relativamente a terceiros;
  • Não devem ser deixados quaisquer resíduos na praia e, de preferência, devem encaminhá-los através da recolha seletiva;
  • Deve-se preservar a paisagem e os ecossistemas envolventes das zonas balneares, evitando o pisoteio de dunas ou outras áreas sensíveis.




Notícias relacionadas



Comentários
Loading...