7 dicas para reduzir o desperdício alimentar
Um dos temas que nos é mais querido está relacionado com o desperdício alimentar. Sim, é verdade, detestamos desperdiçar comida, ainda mais quando sabemos que as taxas de desperdício são ridiculamente altas em todos os países desenvolvidos.
Se todos temos os números do desperdício anual nos Estados Unidos ou União Europeia, poucos sabemos como diminuí-lo. Na verdade, uma grande parte da decisão está no próprio leitor, que pode começar por mudar esta situação na visita semanal ao supermercado ou na quantidade de comida que deita fora, em cada refeição.
Fique com sete dicas para reduzir o desperdício alimentar e, caso tenha outras sugestões, escreva-as nos comentários desta notícia, no nosso Facebook ou Twitter.
1.Reutilize os restos
Apesar de os chamarmos de “restos”, estes são, na verdade, alimentos que não foram ingeridos numa determinada refeição, mas podem sê-lo noutra. Não é preciso colocar os restos no micro-ondas para ter uma nova refeição. Na verdade, esta opção pouco tem de apelativa, por isso o leitor pode refazer refeições com restos de outras. Tem restos de cereais ou legumes? Porque não fazer uma salada, acrescentando novos ingredientes. Sobrou-lhe carne? Porque não a pica e coloca um pouco de arroz, misturando tudo? É aqui que está a chave, no refazer das refeições.
2.Organize os restos
Deixe os restos bem acondicionados, numa jarra de vidro, por exemplo, e coloque-lhes um data. Assim poderá controlar a sua deterioração.
3.Organize o seu frigorífico
Lembra-se desta notícia? Então raleie-a e veja como é fácil organizar o frigorífico – e tem estratégia. Assim, não perca alimentos já cozinhados – ou outros – no seu frigorífico, nem se esqueça do jantar de há 15 dias por trás dos iogurtes, um clássico da desorganização alimentar.
4.Sirva pequenas porções
Por vezes – quase sempre – temos mais olhos que barriga. Se está constantemente a falhar as previsões de porções, se calhar é altura de as reduzir. Desta forma desperdiça menos comida, também.
5.Tenha um plano de ataque ao supermercado
É outro dos clássicos das sugestões. Não vá às compras de barriga vazia e tenha um plano para a aquisição dos bens essenciais – e outros. Por vezes, um produto ou alimento que parece fazer sentido para uma determinada refeição perde essa característica na sua cozinha. Já lhe aconteceu isto?
6.Compre comida a pensar na refeição certa
Porquê comprar vários ingredientes similares se não vai poder usá-los todos na confecção de uma ou umas determinadas refeições? Compre os alimentos e produtos sempre com um plano em mente.
7.Faça uma noite de restos
Por vezes, há certas refeições que vêm na pior altura possível. Ou chegou a casa tarde do trabalho, ou a televisão está com uma programação apelativa ou, simplesmente, não há muita paciência para cozinhar. Estas alturas são excelentes para comer os restos de uma outra refeição, juntando-os com outros novos ou, simplesmente, reaquecê-los no micro-ondas. Porque não?
Qual a sua estratégia para reduzir o desperdício alimentar? Escreva-a nos comentários desta notícia, no nosso Facebook ou Twitter.