7 sintomas que indicam problemas de saúde a quem pratica exercício físico

Quem corre, pratica natação, ciclismo, joga futebol ou outros desportos deve estar atento a alguns sintomas, alerta Nabil Ghorayeb, especialista em cardiologia e medicina desportiva.

“Imagino que já tenham feito a avaliação especializada com um médico que entende de exercícios e desporto. Tendo em conta que o teste ergométrico ou ergo-espirométrico deve ser feito sempre na presença de um médico, saibam que, além da avaliação da capacidade física, o mesmo deve avaliar as alterações do electrocardiograma com muitos detalhes disponíveis, fazer uma boa análise cardíaca e pulmonar e se durante e após teste ocorreram arritmias, e quais as suas características, benignas ou não”, explica o especialista no Eu Atleta e citado pelo agregador O Meu Bem Estar.

Após a avaliação médica, os atletas devem estar atentos a sintomas e sinais que podem indicar possíveis problemas de saúde, de risco variável, principalmente se ocorrerem durante a actividade física/desportiva. Ghorayeb partilha alguns destes sintomas:

1. Palpitações (falhas no batimento) e acelerações inesperadas do coração.
2. Falta de ar a nível intenso para o exercício que pratica.
3- Dificuldade em respirar, inexplicável ou devido a problemas respiratórios já conhecidos.
4. Dores ou apertos no peito ou nas costas ou nos braços, ardor na boca do estômago, durante ou após os exercícios.
5. Cansaço físico exagerado e não habitual.
6. Tonturas e até desmaio.
7. Calor intenso no corpo (pode parecer que está com ‘febre’).

O especialista em cardiologia recomenda ainda que os atletas medicados “não deixem de conversar com o seu médico sobre os efeitos dos medicamentos durante os exercícios, como os anticoagulantes, os que agem nas plaquetas do sangue, medicamentos para angina do peito, hipertensão arterial e colesterol”. No caso de antecedentes de intervenção cardíaca ou mesmo de outras áreas do organismo, os atletas necessitam de autorização médica.

Foto: Hector Alejandro / Creative Commons

Notícias relacionadas
Comentários
Loading...