72% dos portugueses pondera comprar produtos reutilizados na Black Friday para conseguir preços mais baixos



Nas semanas que antecedem a época de promoções mais aguardada do ano, uma pesquisa recente realizada pela Wallapop, plataforma de produtos reutilizados líder no consumo consciente e responsável, em parceria com a MuP Research, revela a “notável” abertura dos consumidores portugueses face à compra de produtos reutilizados, com 72% dos inquiridos a admitir considerar esta opção de consumo mais acessível e responsável nesta Black Friday.

Segundo a mesma fonte, quando falamos em orçamento, 37% dos cidadãos portugueses revelou estar disposto a gastar 75 euros ou mais em artigos reutilizados durante a Black Friday, particularmente com 16% a ponderar investir acima de 100€ nesta forma de consumo mais responsável. No que se refere à expectativa do gasto médio em produtos reutilizados, o mesmo situa-se por volta dos 57,5€.

De acordo com este estudo, a principal motivação que impulsiona esta tendência é a oportunidade de economizar dinheiro em comparação com a compra de produtos novos, seguido da sustentabilidade (20%).

Uma pesquisa de impacto anterior levada igualmente a cabo pela Wallapop, a propósito dos seus 10 anos de existência, transparece esta mesma realidade demonstrando que os utilizadores da aplicação conseguem poupar, em média, cerca de 44% do valor original em comparação se o mesmo produto fosse adquirido em primeira vida.

Este estudo teve como principal objetivo compreender as expectativas de consumo nesta época de descontos e as barreiras e preconceitos que ainda existem perante as compras de produtos reutilizados e, apesar de a sustentabilidade não ter sido apontada como o motor principal para a mudança de hábitos de consumo, o estudo revelou que mais de 4 em cada 10 portugueses pretende ter em consideração a sustentabilidade quando fizerem compras para a Black Friday ou para o Natal este ano.

Analisando o panorama representativo dos consumidores, este foco no aspeto sustentável do consumo revelou-se mais proeminente entre as mulheres.

Este estudo reflete uma “clara mudança na mentalidade dos consumidores portugueses no que diz respeito às compras em épocas festivas”. A preferência por produtos reutilizados está a aumentar, destacando a importância das opções acessíveis e sustentáveis para um consumo mais democrático e responsável, e, ao mesmo, a “demonstrar-se uma oportunidade-chave para aqueles que desejam transformar em dinheiro os objetos que têm esquecidos nas suas gavetas”, conclui.

 





Notícias relacionadas




loading...
Comentários
Loading...
viagra before and after photos what to expect when husband takes viagra