76% dos consumidores europeus defendem que governos deveriam baixar preços dos produtos sustentáveis



Com o aumento generalizado do preço dos alimentos e a expectativa de que continuem a subir, os alimentos sustentáveis e saudáveis estão cada vez mais fora do alcance das pessoas. De acordo com o novo inquérito encomendado pela WWF, 76% dos consumidores europeus defendem que os seus governos deveriam baixar os preços  dos alimentos amigos do ambiente, e metade é a favor de tornar os produtos alimentares insustentáveis mais caros.

Portugal faz parte desta amostra e os portugueses foram claros no que diz respeito às suas expectativas sobre as políticas públicas para garantir uma alimentação sustentável: 83% dos inquiridos portugueses referem que o governo e/ou a União Europeia devem agir para baixar os preços dos alimentos sustentáveis, e que devem ser estes dois organismos a informar os consumidores sobre o impacto ambiental dos alimentos através de rótulos ambientais credíveis, avança a ANP em Associação com a WWF em comunicado.

Segundo a mesma fonte, por toda a Europa, as questões da sustentabilidade alimentar têm aumentado e a amostra em Portugal destaca-se neste ponto já que 60% dos portugueses que participaram neste estudo dizem que este é um tema cuja importância cresceu nos últimos 12 meses – é o país com a percentagem mais alta.

Maioria dos portugueses defende que governo ou EU devem encorajar os cidadãos a consumir menos produtos de origem animal

A redução do consumo de proteína de origem animal também foi um dos tópicos analisados e Portugal volta a destacar-se da restante amostra, já que 57% dos inquiridos portugueses (contra 47% dos europeus) defendem que o governo ou a UE devem encorajar os cidadãos a consumir menos produtos de origem animal (como a carne, leite, ovos, etc.) e estariam dispostos a apoiar algumas políticas mais restritivas nesse sentido.

Até ao fim do próximo ano, a Comissão Europeia estará a trabalhar num quadro legislativo para os sistemas alimentares sustentáveis. Esta lei, que faz parte da Estratégia Do Prado ao Prato, visa integrar a sustentabilidade em todas as políticas relacionadas com os alimentos, ao mesmo tempo que aborda as ligações entre pessoas, sociedade e um planeta saudável, sublinha o comunicado.

Na semana passada, a WWF lançou o relatório e a plataforma The Great Food Puzzle que apresenta um quadro para acelerar o desenvolvimento e implementação de planos nacionais para transformar a produção, consumo, perda e desperdício de alimentos. Este relatório identifica 20 oportunidades de transformação que podem ser aproveitadas em todos os sistemas alimentares, permitindo avaliar a potencialidade de cada oportunidade de acordo com o contexto nacional. “São, por isso, uma ferramenta para ajudar os governos a decidir onde devem concentrar os seus esforços para obter maior impacto na transformação dos seus sistemas alimentares nacionais”, conclui a mesma fonte.

 






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