9600 espécies de árvores em risco de extinção. 300 estão já em estado muito crítico



Em todo o mundo são conhecidas cerca de 60 mil espécies de árvores. Destas, perto de 10 mil estão já sinalizadas como estando em perigo de extinção. 300 estão mesmo em estado considerado muito crítico, já que estão reduzidas a pouquíssimos exemplares em todo o mundo.

Levado a cabo pela Botanic Gardens Conservation International, organização especializada na preservação da diversidade botânica, o estudo agora divulgado é pioneiro na pesquisa deste ramo da natureza investigando a fundo as árvores, suas especificidades e ameaças.

O Brasil é apontado como o país com a maior diversidade de árvores, com 8715 espécies conhecidas e catalogadas. A Colômbia surge em segundo lugar nesta tabela com 5.776 espécies conhecidas, com a Indonésia a ter no seu território nada mais nada menos que 5.142 diferentes tipos de árvores. No outro lado do espectro, surge a América do Norte, com 1.400 espécies, e o Ártico e a Antártida sem qualquer espécie de árvore identificada.

A extensa base de dados foi criada graças ao trabalho de 500 botânicos, determinados em recensear o máximo de árvores, para uma mais eficaz preservação das espécies ameaçadas. Lado a lado com este registo formal, houve igualmente um importante trabalho de recolha de sementes, para posterior replantação ou conservação, que se espera consiga evitar a extinção destas espécies devido à desflorestação e sobreexploração das florestas.

Foto:  bjornsphoto / via Creative Commons





Notícias relacionadas



Comentários
Loading...