Cabelo de Anjo: a chuva de aranhas que assusta as pessoas (com FOTOS)
Um habitante de Goulburn, na província de Nova Gales do Sul, Austrália, usou o Facebook para partilhar que milhões de aranhas-bebé terão caído na sua propriedade, vindas do céu.
Conhecido como Cabelo de Anjo, o fenómeno dá-se quando as aranhas sobrem até ao topo da vegetação e libertam uma serpentina de seda que apanha a brisa e se eleva. Quando todas elas chegam finalmente ao chão, o terreno mascara-se de branco, como se cobertores finos de seda lá tivessem sido deixados.
“Mais alguém está a passar por um fenómeno idêntico, este de milhares de aranhas que estão a cair do céu neste momento? Alguém chame um cientista”, escreveu Ian Watson no Facebook.
O Cabelo de Anjo é uma técnica migratória que as aranhas utilizam quando viajam pelo mundo. É normal que, durante um evento destes, campos inteiros fiquem num estreito cobertor de seda.
Quando a pergunta de Ian Watson chegou a Keith Basterfield, especialista no fenómeno, o australiano rapidamente chegou a casa de Watson. “Um dia deram-me uma fotografia de um terreno em Albury, nos anos 70. Fiquei fascinado e decidi documentar outras incidências”, explicou Basterfield.
“Três pessoas contactaram-me a explicar que tinham visto o fenómeno, mas ninguém captou imagens. Acho que estavam demasiado assustados para se mexerem”, gracejou Basterfield, que revelou que as condições meteorológicas contribuem para o despoletar do fenómeno.
“A maioria dos incidentes acontece em dias de céu sem nuvens, com uma ligeira brisa. O efeito é particularmente intenso durante as cheias, quando massas de aranhas utilizam a sua seda para escapar”, contintuou.
Em 2012, depois de várias inundações em Nova Gales do Sul, Austrália, a cidade de Wagga Wagga viu milhares de aranhas a utilizar esta táctica para escapar. “Nenhuma das espécies que faz isto é perigosa e todas dispersam assim que o tempo aquece”, concluiu Basterfield.
[nggallery id=1827 template=greensavers]