Portugueses separaram 290 mil toneladas de resíduos em seis meses



A Sociedade Ponto Verde (SPV) recolheu, nos primeiros seis meses deste ano, 290.613 toneladas de resíduos de embalagens, um aumento de 5,2% em relação a 2010. O vidro foi o material que mais cresceu em 2011, atingindo perto de 100 mil toneladas, um aumento de 15% em comparação com o período homólogo do ano passado. Os números comprovam que os portugueses estão cada vez mais sensibilizados para a importância da reciclagem.

O aumento da recolha das embalagens usadas de plástico também se destacou nos primeiros semestre, registando um acréscimo de 10,3%, ou seja, mais 3.648 toneladas. A recolha de madeira também aumentou ligeiramente e, apesar de os portugueses terem separado menos papel, cartão e metal do que no ano anterior, o balanço total é bastante positivo.

No ano em que celebra o seu 15º aniversário, a SPV mantém assim a tendência ascendente de recolha dos resíduos de embalagem desde o início da sua actividade, segundo o comunicado de imprensa. No final deste ano, a empresa espera ultrapassar os bons resultados de 2010, ano em que foram recolhidas 667 mil toneladas de resíduos de embalagens. Com aquele valor, cumpriu-se, um ano antes, a meta global de reciclagem prevista para o final de 2011. A SPV tinha o desafio de reciclar 55% das quantidades declaradas pelos seus embaladores, tendo fechado o ano de 2010 acima dos 59%.

O vidro foi o único material que, um ano antes, não cumpriu a sua meta específica, pelo que, já este ano, a SPV reforçou a campanha de comunicação em relação a este material, nomeadamente através da campanha “Reciclar é Dar e Receber”. Por cada tonelada de vidro enviada para reciclagem, a Sociedade Ponto Verde entrega um euro para a criação de salas de estudo em instituições de solidariedade, que beneficiarão cerca de 600 crianças proveniente de famílias desfavorecidas.





Notícias relacionadas



Comentários
Loading...