Florista transforma casa abandonada em Detroit numa exibição floral (com FOTOS)
Lisa Waud é uma florista mas também artista plástica. No seu mais recente trabalho, a artista reaviva uma casa abandonada de Detroit, nos Estados Unidos, apenas com arranjos de flores. O objectivo é que as plantas sirvam para reavivar as memórias da habitação mas que também possa ser o pontapé de saída para novos usos para as centenas de casas abandonadas daquela cidade norte-americana.
A casa e o terreno envolvente foram adquiridos num leilão público por cerca de €455, já em estado devoluto. Ainda assim, a artista viu utilidade na estrutura delapidada. “Quando se vive em Detroit é difícil não reparar na abundância de casas abandonadas e, um dia, comecei a olhar para elas como um recurso e não foi muito antes de encontrar esta casa e comprá-la num leilão municipal”, explica Waud ao Inhabitat.
A Flower House vai constituir-se como uma exposição, que vai ser divida em três partes: primeiro a instalação vai ser construída, esperando-se que seja composta por cerca de 100.000 flores. Posteriormente, a exposição vai ser desmontada e as flores reutilizadas e encaminhadas para a compostagem. Ao mesmo tempo, a habitação vai ser demolida. Finalmente, uma empresa de Detroit vai reciclar cerca de 75% dos materiais de construção. No final de todo o processo, o terreno vai ser convertido numa estufa de plantas e flores.
Recentemente a artista fez uma antevisão daquilo que vai ser a exposição, com data de abertura marcada para Outubro. Veja aqui a Flower House.
[nggallery id=1871 template=greensavers]