Metade da electricidade da Europa será assegurada pelas renováveis em 2030
Em 2030, metade da electricidade consumida na Europa deverá ter origem em fontes renováveis caso os Estados-membros cumpram com as suas metas climáticas. A conclusão é de um documento da Comissão Europeia divulgado de forma não oficial.
De acordo com o documento, a que o Guardian teve acesso, a revisão das redes de electricidade europeias deverá ser agora acelerada. “Alcançar os objectivos climáticos e energéticos da União Europeia para 2030 significa que a percentagem de renováveis deverá alcançar cerca de 50% da capacidade eléctrica instalada”, indica o documento que apenas deverá ser oficialmente divulgado a 15 de Julho. “Tal significa que as alterações no sistema eléctrico em favor da descarbonização terão de ser a um ritmo mais rápido”, cita o jornal britânico.
A União Europeia estabeleceu o objectivo de reduzir as emissões dos gases com efeito de estufa, por comparação aos níveis de 1990, em 40% até 2030 e a aspiração de uma percentagem de 27% de energias renováveis em toda a matriz energética comunitária, que inclui sectores como os transportes, agricultura e edifícios que não dependem necessariamente da electricidade. Actualmente, apenas um quarto da electricidade consumida em território europeu provém de fontes renováveis.
No documento existe ainda uma pergunta que liga as distorções de mercado com os impostos divergentes sobre a energia e encargos, o que deixa a porta aberta para futuras proposta para uma harmonização das taxas nos vários países. O documento propõe ainda a comercialização transfronteira diária de energia entre os vários países, de maneira a que as renováveis possam ser enviadas imediatamente para suprir a procura num outro local sem a necessidade de armazenamento. Este tipo de negociações ocorre apenas com um dia de antecedência à utilização da energia necessária.
Foto: clarkmaxwell / Creative Commons