Projecto Floresta Comum já distribuiu 291.000 plantas autóctones a 147 municípios



O Floresta Comum – um projecto para incentivar a criação de uma floresta autóctone com altos níveis de biodiversidade em terrenos públicos e baldios – ofereceu, desde 2010, mais de 291.000 plantas de 59 espécies.

No balanço feito no final da quinta edição do projecto, os responsáveis concluíram que há cada vez mais municípios a pedir plantas autóctones – como os carvalhos, medronheiros, sobreiros ou castanheiros – para plantar em terrenos públicos e comunitários. “Tanto a solicitação como a oferta de plantas tem aumentado”, indica a Quercus em comunicado.

No último ano foram pedidas quase 260.000 plantas através de 64 candidaturas. Uma vez que a procura supera a oferta dos viveiros do Instituto de Conservação da Natureza e das Florestas, foram apenas atribuídas 121.560 plantas, que foram plantadas entre Outubro de 2014 e Março de 2015.

De acordo com a Quercus, “as vantagens de melhorar a composição da floresta portuguesa com espécies autóctones são evidentes”. “Esta floresta está mais adaptada às condições climáticas portuguesas, sendo por isso mais resistente a pragas, doenças, longos períodos de seca ou de chuva intensa. Contribui ainda para a mitigação das alterações climáticas e é mais resiliente a essas mesmas alterações, bem como aos incêndios florestais”.

De futuro, o Floresta Comum tem o objectivo de criar uma bolsa de plantas para terrenos privados.

O próximo período de candidaturas decorre de 22 de Junho a 18 de Setembro de 2015 e tem uma disponibilidade de quase 150.000 plantas de 48 espécies.

O Floresta Comum resulta de uma parceria entre a Quercus, o Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas, a Associação Nacional de Municípios Portugueses e a Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro. Esta parceria surgiu com o objectivo de incentivar a criação de uma floresta autóctone com altos níveis de biodiversidade e de produção de serviços de ecossistema. É parcialmente financiado pelo projecto Green Cork – reciclagem de rolhas de cortiça e conta com o mecenato da REN.

Foto:  vivian_rjbr / Creative Commons





Notícias relacionadas



Comentários
Loading...