Estudo diz que beber sumo de laranja ajuda a controlar o apetite
Um estudo da Universidade Estadual Paulista (UNESP) de Araraquara, em São Paulo, revelou que a laranja – fonte de vitamina C – pode ser uma aliada para quem quer perder peso. Os investigadores envolvidos na investigação constaram que este fruto liberta uma substância que aumenta a saciedade e que reduz a vontade de comer.
O estudo, citado pelo UOL Notícias e pelo agregador O Meu Bem Estar, contou com a participação de 40 voluntários que, durante um ano, beberam sumos naturais e industrializados e depois foram submetidos a análises ao sangue.
Depois de saberem os resultados, os investigadores concluíram que o sumo de laranja aumenta os níveis de leptina no organismo. Esta hormona actua numa região do cérebro denominada hipotálamo e inibe os receptores do apetite.
Thaís César, professora do departamento de alimentação e nutrição da Faculdade de Ciências Farmacêuticas da UNESP, analisa os efeitos do sumo de laranja em diferentes grupos de indivíduos desde 2000. Segundo a investigadora, apesar de cada copo de sumo ter em média 120 calorias, a ingestão de cerca de um litro desta bebida por dia não altera o peso das pessoas.
A partir desta conclusão, os investigadores da UNESP decidiram estudar a influência desta fruta no apetite. Durante uma semana, os 40 participantes consumiram o sumo de laranja natural. Na semana seguinte, beberam sumo pasteurizado. Na terceira semana, ingeriram um preparado especial feito com água e açúcar, que apresentava uma composição semelhante à dos refrigerantes.
Depois de beberem o sumo, os voluntários foram submetidos a análises ao sangue, a fim de se saber se houve alterações nos valores da glicose, insulina, leptina e adiponectina.
De acordo com o estudo, quem bebeu sumo de laranja natural e pasteurizado apresentou valores dentro dos parâmetros aceitáveis. Pelo contrário, o consumo do preparado com açúcar interferiu nos resultados.
A professora considera que a vitamina C e as isoflavonas presentes no sumo de laranja são responsáveis pelos valores apresentados nas análises sanguíneas.
Por isso, sugere que as pessoas devem trocar os tradicionais lanches da tarde por um copo de sumo de laranja – além de inibir o apetite, a bebida possui nutrientes que os bolos e bolachas não contêm.
Foto: Caitlin Regan / Creative Commons