Califórnia: seca deu lugar a tempestade devastadora (com FOTOS)



A ironia tem destas coisas. Nos últimos anos, a Califórnia passou – e continua a passar – por uma das mais violentas secas que alguma região passou no globo terrestre. No último fim-de-semana, porém, o ciclone tropical Dolores originou uma tempestade que está a ser descrita como “histórica” e que – e aqui está a ironia – ocorre no mês do ano que menos chove, Julho.

Uma segunda ironia, esta esperada, diz-nos que a chuva acabou por originar um cenário caótico no estado norte-americano: desde inundações a quebras de energia para 10.000 pessoas, até ao colapso de uma ponte.

Segundo o Mic, a equipa de basebol Los Angeles Angels teve de adiar o seu jogo devido à chuva, algo que nunca aconteceu nos últimos 20 anos. Paralelamente, a chuva do fim-de-semana bateu recordes de precipitação para Julho das cidades de San Diego e Los Angeles.

Na costa, mais de 115 quilómetros de praias foram fechadas e a chuvada até deu para apagar a maioria de um fogo florestal que os bombeiros estavam a tentar apagar, a custo.

A tempestade não vai ajudar a repor toda a água que a Califórnia precisa para os próximos meses, nem acabar com a seca extrema que já dura há mais de um ano, mas é uma boa notícia para os cidadãos californianos. E, apesar dos danos em várias infra-estruturas, casas e automóveis, ela foi e será sempre bem-vinda – assim traga chuva.

Fotos: Mic e Chief Geoff Pemberton/CAL FIRE/Riverside County Fire via AP

Este artigo faz parte de um trabalho especial sobre Água, publicado durante o mês de Julho e promovido pela Águas de Portugal. Todas as sugestões de temas podem ser enviadas para info@greensavers.sapo.pt. Siga a AdP no site YouTube  e assine a sua newsletter.

[nggallery id=2080 template=greensavers]





Notícias relacionadas



Comentários
Loading...