Washington DC vai afundar-se 15 centímetros até 2100
A capital dos Estados Unidos da América, Washington D.C., está a afundar-se, de acordo com uma pesquisa dos geólogos da Universidade de Vermont e do Serviço Geológico Americano. Segundo o estudo o solo sob o centro de política norte-americana pode afundar 15 centímetros – ou mais – até 2100.
O estudo alerta para o facto de toda a Baía de Chesapeake, onde se encontra a cidade, afundar devido ao derretimento das gigantescas camadas pré-históricas de gelo no norte do País. Há pouco tempo, estas formações ajudaram a empurrar para cima o manto de solo da região. No entanto, à medida que o gelo derrete, como tem acontecido nas últimas décadas, a protuberância também diminui.
Nos últimos 60 anos, o nível do mar da Baía de Chesapeake tem aumentando a um ritmo duas vezes maior que a taxa média global. Isto já se sabia, mas o mérito da nova pesquisa foi o de fornecer uma estimativa firme de quão rapidamente esta queda está a acontecer.
Assim, dados de campo esclareceram que o afundamento da terra é fruto de um processo geológico de longo prazo e não uma interferência humana – retirada excessiva de água subterrânea, por exemplo – ou climática.
Os cientistas temem que o rebaixamento agrave as inundações regulares da capital norte-americana, tornando-a mais vulnerável à elevação do nível das águas do oceano e do degelo, fenómenos intensificados pelo aquecimento global.
Os resultados da pesquisa foram publicados no periódico científico da Geological Society of America (GSA), avança a Exame Brasil.
Foto: Vinoth Chandar / Creative Commons