Festival de Reading lança campanha para reduzir equipamentos de campismo deixados para trás



O festival de música de Reading, um dos mais conceituados do mundo, anunciou uma nova campanha para ajudar a reduzir a quantidade inacreditável de equipamentos de campismo que, todos os anos, são abandonados pelos festivaleiros – cerca de 20 toneladas, de acordo com a organização.

Segundo um estudo encomendado pelo festival, 30% dos festivaleiros deixam as suas tendas e equipamentos de campismo para trás, sendo que, destes, 79% admite estar “demasiado cansado” para os levar de volta para casa e 59% amite que o equipamento de campismo é “barato e facilmente substituível”.

Para reduzir este lixo, o festival irá oferecer novos serviços aos festivaleiros este ano – o festival realiza-se entre 28 e 30 de Agosto – como a limpeza e desmontagem das tendas. Tudo para que os campistas levem as tendas de volta para casa.

O serviço será desenvolvido em parceria com a ONG de sustentabilidade Julie’s Bicycle, os retalhistas Blacks e a consultora de sustentabilidade WeAllDesign. O projecto recebeu €27.000 de financiamento da Innovate UK.

“Reduzir os resíduos deixados no nosso campismo é um assunto no qual estamos tremendamente focados. Este é um ano de teste e teremos novos serviços disponíveis para ajudar os festivaleiros a manterem os equipamentos de campismo no longo prazo”, explicou o director-geral da Festival Republic, que organiza o festival de Reading, Melvin Benn.

Paralelamente, o festival está também a promover as viagens sustentáveis para o recinto através de uma parceria com a BlaBlaCar, que encoraja o carsharing. Assim, os condutores que ofereçam os lugares vazios dos seus carros terão prioridade no estacionamento e poderão ganhar dinheiro com as boleias.

Foto: Ruth Hartnup / Creative Commons





Notícias relacionadas



Comentários
Loading...