Açores: todas as obras arquitectónicas pós-1950 reunidas online
O Arquipélago – Centro de Artes Contemporâneas dos Açores – vai acolher, no dia 18 de Setembro, às 18h30, o lançamento do Roteiro de Arquitectura dos Açores, uma plataforma digital que integra obras construídas e concluídas no arquipélago açoriano depois de 1950. A entrada é livre, limitada aos lugares existentes.
O Roteiro de Arquitectura nasce da constatação, por parte da Delegação dos Açores da Ordem dos Arquitectos, da existência de “uma produção arquitectónica em todas as ilhas, que justifica a compilação e o desenvolvimento de um roteiro próprio, não alternativo, mas complementar ao roteiro da natureza tão reconhecido nos Açores”.
Aceda ao site.
“Acreditamos que para o visitante, o turista ou o residente, este roteiro pode significar um valor acrescentado àquilo que é o Turismo da Região, e que o próprio facto de se evidenciar a arquitectura dos Açores reforça a necessidade de intervir nas cidades e em todo o território açoriano e planear as intervenções sob um ponto de vista alargado e holístico, centrado no homem e no seu contexto”, lê-se no regulamento do Roteiro.
A propósito do site, o presidente da Delegação açoriana, Carlos Marques, refere que existe um conjunto de obras de arquitectura com “grande valor e qualidade na região que é perfeitamente desconhecido” dos açorianos e por “grande parte” de quem visita o arquipélago. É com o “objectivo de sistematizar estas obras que lançamos o site. Pretendemos que as pessoas, ao deslocarem-se aos Açores, possam juntar esta componente de visita de arquitectura, um turismo de arquitectura que já existe na Europa e no mundo, que pode ser bem condensado e sistematizado por este site”.
Segundo o jornal Construir, o Roteiro de Arquitectura dos Açores apresenta um conjunto de 50 obras já identificadas, em relação às quais disponibiliza informações sobre localização, autoria, data de construção, entre outras. O site disponibiliza informação em português e inglês.