Qual o serviço ferroviário menos frequente da Europa?



Todos os dias, milhões de europeus socorrem-se do comboio para chegarem aos seus locais de trabalho e, outros tantos, encontram na ferrovia uma alternativa barata e sustentável para irem de férias ou juntar-se aos seus familiares nalgum ponto do globo.

Há outros, porém, que utilizam o comboio esporadicamente, o que leva a que alguns serviços sejam, também, menos frequentes. É o caso do comboio entre Niedaltdorf, na Alemanha, e Bouzonville, na França, que só opera na sexta-feira santa. A explicação é simples: a cidade francesa tem um dos mais conceituados mercados de sexta-feira santa, por isso a ligação transfronteiriça é recuperada todos os anos nessa data – cinco comboios especiais, em cada direcção, fazem a ligação.

Mais para leste, outra ligação acontece apenas uma vez por ano: Hajnowka para Bialowieza, ambas na Polónia. “Fizemos a viagem em 2011 e é maravilhosa”, explica Nicky Gardner, jornalista do The Independent. “As florestas, pântanos… a fronteira polaca-bielorussa é uma das últimas grandes áreas de biodiversidade selvagem no continente europeu”. A viagem, porém, ainda não está confirmada para 2016.

Outro comboio pouco frequente liga Lubawka, na Polónia, a Trutnov, na República Checa. Os comboios circulam nos sábados e domingos de Maio, Junho, Julho e Agosto. Apenas.

Por falar na República Checa, o país tem várias rotas ferroviárias que acontecem apenas em alguns dias do ano. A linha de Vejprty é conhecida pelas paisagens montanhosas incríveis, mas opera apenas durante 15 dias por ano. Também a linha entre Ivancice e Ostavany apenas abre aos passageiros no dia 1 de Maio.

E em Portugal, conhece algum serviço ferroviário que opere esporadicamente? Partilhem connosco – e com os nossos outros leitores – o seu conhecimento.

Foto: Miroslav Volek / Creative Commons





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