Paris vai proibir trânsito automóvel de forma mais regular
No dia 27 de Setembro, um domingo, o trânsito automóvel esteve proibido em 30% das ruas de Paris. A iniciativa, há muito esperada por muitos cidadãos e amplamente noticiada pelos media de todo o mundo, resultou uma descida muito elevada da poluição sonora e atmosférica.
Assim, e segundo a Airparif, que mede a poluição da cidade, os níveis de dióxido de nitrogénio desceram até 40% em algumas partes da cidade, nesse dia. Na zona congestionada dos Campos Elísios – Champs Élysées – a poluição decresceu um terço.
Junto ao Sena, no centro da cidade, os níveis de poluição desceram 40%, e na Place de l’Opera cerca de 20%. A Bruitparif, que mede a poluição sonora na cidade, disse ainda que estes níveis desceram 50% no centro da cidade.
Segundo o Guardian, as autoridades parisienses e os ambientalistas consideraram o evento um sucesso, apesar de a iniciativa não ter ido tão longe quanto queriam, uma vez que a polícia apenas autorizou que 30% da cidade fosse fechada ao trânsito automóvel.
Ainda assim, a mayor parisiense, Anne Hidalgo, já afirmou que está a pensar em introduzir uma proibição de veículos automóveis regular em algumas partes da cidade. “Estamos a pensar em ter mais dias sem carros… talvez uma vez por mês”, escreveu Hidalgo no Twitter.
Em Março, recorde-se, uma onda de contaminação do ar transformou Paris na cidade mais poluída do mundo. O fumo tóxico era tão denso que quase tapou o monumento mais icónico da cidade, a Torre Eiffel.