Como transformar bombas em barcos e objectos do dia-a-dia?
Qual o país mais bombardeado, per capita, da História? A resposta, Laos, não é fácil. Mas é verdadeira. De 1964 a 1973, os aviões norte-americanos despejaram 270 milhões de bombas neste país, durante a guerra do Vietname. O Inhabitat fez as contas, que são impressionantes: a cada oito minutos, durante nove anos, os aviões norte-americanos despejaram uma bomba no Laos.
Quarenta anos depois da guerra acabar, o fotógrafo Mark Watson viajou pelo país asiático e reparou em algo pouco vulgar: muitas destas bombas tinham sido transformadas em objectos do dia-a-dia, incluindo barcos.
“Pedaços destas bombas são utilizados nas casas das pessoas, nas vilas, servindo para tudo, desde fundações de casas, caixas para plantas, baldes, taças e sinos para vacas”, explicou Watson.
No entanto, recolher pedaços de bombas é uma profissão perigoso. Mais de 80 milhões não explodiram e os habitantes do Laos ainda sofrem com elas – há cerca de dois acidentes por semana ligados à detonação não-intencional de bombas e minas terrestres.
Várias organizações não-governamentais (ONG) encontram-se no terreno à procura de bombas por explodir mas, a este ritmo, este trabalho deverá demorar mais um século a terminar.
[nggallery id=2343 template=greensavers]