Guloso substitui embalagens de lata por cartão e reduz entre 40 e 75% as emissões com efeito de estufa
A Sugal, proprietária da marca Guloso e actualmente um dos maiores produtores mundiais de produtos processados de tomate, investiu €8 milhões na adopção do sistema Tetra Recart na sua fábrica de Benavente. Desenvolvido pela empresa sueca Tetra Pak, este investimento da Sugal permitirá ao grupo uma oferta anual adicional de 80 milhões de embalagens de produto para o mercado retalhista.
A instalação destas novas linhas de alto rendimento, que representam uma capacidade de enchimento de 24.000 embalagens/hora de tomate fresco do Ribatejo, irá, segundo a Sugal, “revolucionar a oferta no segmento através da migração total da gama de pedaços da marca Guloso, actualmente constituída por latas, para um formato inovador, mais friendly para a cadeia de distribuição, consumidor e ambiente”. A marca passa também a ser a única no mercado nacional a oferecer tomate em pedaços embalado em Tetra Recart.
“A Sugal investiu neste novo sistema da Tetra Pak para ir ao encontro dos seus clientes retalhistas e consumidores, permitindo-lhes um acesso ao conteúdo das embalagens, de uma forma muito simples, mas com a qualidade que pauta o que produzimos na Sugal”, refere em comunicado Nuno Saraiva, diretor de marketing da Sugal.
“O sistema Tetra Recart é uma inovação que veio modificar o paradigma do embalamento de produtos em conserva, oferecendo vantagens importantes para os fabricantes ao longo de toda a cadeia de produção”, sublinha, por seu lado, Alejandro Cabal, director-geral da Tetra Pak Ibéria.
Prazo de validade poderá chegar aos dois anos
O sistema Tetra Recart encontra-se operacional em 22 clientes, abrangendo 140 marcas, em 50 países, com 30 linhas de enchimento em operação.
A embalagem Tetra Recart é composta por cartão, o principal constituinte, plástico (polipropileno) e uma fina película-barreira de alumínio, residindo aí a diferença de material na embalagem, que suporta elevadas temperaturas, humidade e a pressão associadas ao processo de esterilização em Autoclave (processo de tratamento de alimentos já acondicionados em embalagens, habitualmente lata, vidro ou plástico).
A embalagem Tetra Recart está vocacionada para embalar em cartão produtos de tomate em pedaços e inteiro, frutas, vegetais, molhos, sopas e refeições pré-preparadas. O prazo de validade dos alimentos acondicionados em Tetra Recart depende do tipo de alimento, mas poderá ir até 24 meses, sem conservantes nem necessidade de refrigeração.
O sistema Tetra Recart reduz custos e aumenta a eficiência ao longo da cadeia de produção e distribuição. A pegada de carbono e o impacte ambiental dos transformadores é também reduzida, com 40 a 75% menos emissões de gases com efeito de estufa. A embalagem é 100% reciclável e composta maioritariamente por cartão, um recurso renovável, proveniente de florestas geridas de forma sustentável e certificadas pelo Forest Stewardship Council.
No ponto de venda, o formato retangular da embalagem Tetra Recart liberta entre 30-40% de espaço em prateleira. O novo formato proporciona um efeito-painel que reduz a necessidade de supervisão no linear para rotação das embalagens, reduzindo em um terço o tempo de reposição na loja.
A embalagem Tetra Recart reduz em 80% o desperdício em loja por quebra ou deformação, reduzindo também o peso da embalagem em 90 e 65%, comparativamente com os sistemas de embalagem em vidro ou lata, respetivamente.