Com que bichos vamos partilhar o nosso Inverno (com FOTOS)



Existem milhões de invertebrados que habitam nas nossas casas, desde aranhas domésticas que percorrem o chão até ácaros do pó que são praticamente invisíveis a olho nu. Segundo um estudo da Universidade de Bergen, na Noruega, podem habitar até 25.000 insectos inofensivos na nossa árvore de Natal e existem cerca de dez espécies de aranhas a habitar, actualmente, nas nossas casas.

O fotógrafo, que explora o mundo secreto dos mais ínfimos seres do planeta, os invertebrados, desenvolveu uma série de fotografias que captam bem de perto alguns dos insectos que podemos encontrar nas nossas casas este Inverno.

“Os insectos são, frequentemente, considerados vermes ou pragas e não lhes é atribuída a devida importância pelo papel extremamente importante que desempenham no ecossistema”, explicou a responsável de campanhas de conservação da Buglife, Vanessa Amaral-Rogers, ao site da Sony, parceira tecnológica deste projecto fotográfico.

“A série fotográfica O Mundo Secreto dos Insectos permite-nos aproximar e contactar com estas criaturas de aspecto quase extraterrestre e que não podem ser vistas a olho nu. Os fantásticos pormenores captados nesta série de imagens revela o quão magníficos e belos estes insectos comuns são na realidade, ao invés de apresentá-los como simples bichos rastejantes”, explicou Vanessa Amaral-Rogers.

“Sendo a estação mais fria, o Inverno pode ser particularmente duro para os insectos, que dependem do calor do sol para as suas actividades diárias. Como resultado, é comum que estas criaturas se mudem para as nossas casas. É mesmo possível encontrar algumas a hibernar nas divisões mais calmas das nossas casas, como o sótão ou o alpendre. Por exemplo, as joaninhas podem agrupar-se aos milhares quando encontram um sítio para hibernar. Nos países europeus, tais como em Portugal, estes animais representam apenas uma fração da fantástica diversidade que existe ao nosso redor”, concluiu a responsável.

DEZ BICHOS QUE PODEMOS ENCONTRAR NAS NOSSAS CASAS ESTE INVERNO, SEGUNDO A BUGLIFE

1.Aranha doméstica (espécie Tegenaria )

2.Bicha-cadela (Forficula auricularia)

3.Almirante vermelho europeu (Vanessa atalanta)

4.Crisopa-comum (Chrysoperla carnea)

5.Varejeira azul (Calliphora vomitoria)

6.Traça (Tineola bisselliella)

7.Joaninha de sete pintas (Coccinella septempunctata)

8.Peixinho-de-prata (Lepisma saccharina)

9.Bicho-de-conta (Oniscus asellus)

10.Aranha-pernas-longas (Pholcus phalangioides)

Fotos: Mikael Buck / Sony

[nggallery id=2499 template=greensavers]





Notícias relacionadas



Comentários
Loading...