7 dicas para reciclar gadgets e outros equipamentos electrónicos
Nunca como hoje a inovação tecnológica produziu tantos gadgets, aparelhos electrónicos, televisões e electrodomésticos, colocando-se ao cidadão, cada vez mais, uma dúvida: o que fazer ao velho computador? Onde colocar o portátil que já está obsoleto? E a TV, que embora continue com uma boa imagem, ocupa um espaço medonho?
Este assunto ganha uma maior dimensão quando sabemos que, todos os anos, entre 20 a 50 milhões de toneladas de lixo electrónico é colocado nas lixeiras de todo o mundo (dados do PNUMA, Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente).
Se a Apple demora apenas sete meses a colocar, no mercado, o iPad e o iPad 2, então nós, enquanto consumidores, deveremos também ter uma estratégia sustentável para saber o que fazer aos nossos gadgets obsoletos. Fique com as nossas sete dicas.
7 dicas para tratar bem o seu gadget
Recicle-os
Nunca coloque um gadget ou outro produto electrónico no lixo. Entregue-o a entidades devidamente certificadas para a reciclagem de EEE (Equipamentos eléctricos e electrónicos), como a Amb3E, em Portugal. Consulte aqui os pontos de recolha.
Hoje, há também já várias lojas que recebem resíduos de equipamentos eléctricos e electrónicos. Como a Worten.
Entregue-os a outra pessoa
Há tanta gente que gostaria de ter o seu iPad ou portátil que já não utilize, porque não doá-lo a um amigo, familiar ou a organizações de solidariedade social que precisem? Faça uma pesquisa online, há sempre instituições à procura de equipamentos eléctricos e electrónicos em bom estado.
Consulte também o novo projecto português de doação online de objectos, o Dou.pt.
Venda-os.
Porque não? Tente o eBay, coloque um anúncio no seu mural, no Facebook, escreva no Twitter, envie um e-mail aos seus amigos. Por vezes, um pouco de pró-actividade tem frutos que nunca sonhou.
Faça tuning.
Altere os seus equipamentos, personalize-os, encontre-lhes novas utilizações, envie-os para a sua casa de férias, vá a sites de design e aprenda a reutilizá-los. Mesmo que não tenha muito jeito, pode divertir-se durante algumas horas, neste processo.
Guarde-os para os seus filhos.
Se tem um computador que, ainda que velhinho, funciona perfeitamente para os jogos do seu filho mais novo, porque razão lhe vai comprar um novo? Tem um órgão em casa e já não há muita paciência para aprender a tocar, porque não o guarda para a sua filha? Pode ser que a sua total incapacidade para tocar música não seja hereditária, nunca se sabe.
Compre gadgets reciclados e recicláveis
Empresas como a Apple ou a Dell estão a integrar, cada vez mais, materiais reciclados ou recicláveis nos seus processos de desenvolvimento de produto. Hoje em dia, não é muito difícil identificar estas empresas, basta estar atento a alguns portais e agregadores de sustentabilidade. Como o Green Savers, por exemplo.
Utilize os seus gadgets até ao fim
Das nossas sete dicas, esta é claramente a mais difícil de seguir, dada a grande quantidade de opções electrónicas disponíveis e o apertado calendário de novos lançamentos. Mas é uma opção: porque não utiliza o seu gadget até ao fim? (se é que existe esse conceito).