Empresa portuguesa vai integrar projecto de gestão ambiental nos Pirinéus



Uma solução de contentorização semi-enterrada para a gestão de resíduos sólidos urbanos (RSU) desenvolvida pela Sopsa, empresa da Maia, foi seleccionada pela associação de municípios de Soule-Xiberoa, no coração dos Pirinéus franceses, para integrar um projecto de optimização de recolha de resíduos, denominado OP.

No âmbito deste projecto, a Sopsa forneceu à comunidade de Soule-Xiberoa 72 contentores semi-enterrados lasso para lixo doméstico, embalagens e vidro. O objectivo é contribuir para a redução em 30% da quantidade de resíduos domésticos indiferenciados a tratar, incentivando a sua separação selectiva; e reduzir significativamente os custos operacionais de recolha, minimizando, neste processo, a pegada ecológica.

Os contentores semi-enterrados lasso para lixo doméstico integram um sistema de controlo de acesso PAYT (Pay-As-You-Throw), uma tecnologia inovadora que permite quantificar o volume de resíduos indiferenciados depositados por cada cidadão, possibilitando a sua tarifação de acordo com o volume depositado. “Este sistema, que assenta numa lógica de utilizador-pagador, não só torna mais justa a tarifa mensal a pagar por cada munícipe como incentiva a separação selectiva dos resíduos a depositar”, salientou em comunicado Pedro Martins da Costa, CEO da Sopsa.

Com a instalação destes novos contentores, a comunidade prevê uma poupança de cerca de 70.000 km por ano nos circuitos de recolha, optimizando custos e reduzindo significativamente a poluição.

Por outro lado, e com a adopção deste sistema, a associação de municípios de Soule-Xiberoa prevê registar outros ganhos, como a redução dos tempos de operação e dos custos de combustível e o aumento do lixo reciclado. O valor conseguido com esta poupança poderá ser posteriormente investido pelo município em benefício da comunidade — o arranjo e manutenção do parque escolar ou dos jardins públicos, ou a instalação de um parque infantil podem ser exemplos desse investimento.

Fundada em 1992, a Sopsa tem capitais 100% portugueses e tem na sua carteira de clientes cerca de 160 câmaras municipais e mais de 1.000 empresas privadas, em Portugal, França e Canadá. A estratégia da empresa passa por um processo de internacionalização, já em curso, designadamente para países do Norte de África, Europa e América do Norte, mercados que, a médio prazo, deverão representar mais de 50% do seu volume de facturação.

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