Rien Otto, Dutch aWEARness: “Os nossos preços são cerca de 5 a 10% mais caros que as marcas tradicionais”
No início do mês, Rien Otto foi um dos oradores convidados da cerimónia oficial de lançamento da Ponto Verde Open Innovation, um projecto de economia circular e reaproveitamento de resíduos lançado e liderado pela Sociedade Ponto Verde. Otto, conhecido por promover a inovação e explorar as oportunidades de negócio e parcerias ligadas à economia circular, fundou a Dutch aWEARness em 2012, uma empresa sustentável de têxteis.
Em entrevista ao Green Savers, o holandês recordou que os preços da Dutch aWEARness são apenas entre 5 a 10% mais caros que as marcas tradicionais, implodindo a ideia de que as marcas de roupa sustentáveis são muito mais caras que as tradicionais. Leia a entrevista.
Quais as principais diferenças entre a Dutch aWEARness e as outras empresas de vestuário?
A principal diferença é que nós assumimos a responsabilidade pela redução da matéria-prima em cada produto, pela performance do produto e [ainda assim atingimos] as necessidades dos consumidores.
Todos os vossos materiais são “desenhados para a reencarnação”. Como sugerem, aos vossos clientes, o que devem fazer uma peça específica de tecido? Isso vem especificado na embalagem?
Fazemos questão de não utilizar nenhuma embalagem individual para os nossos produtos. E se por vez o fazemos, é uma embalagem biológica ou passível de ser reciclada. Aliás, todas as nossas roupas são recicladas e assumimos a responsabilidade de as reciclarmos, uma vez que, na maioria das vezes, a matéria-prima permanece utilizável com a mesma qualidade. Por vezes pegamos em roupas velhas e reciclamo-las para terem a mesma qualidade inicial. Trituramo-las, misturamos com plástico feito a partir de materiais biológicos, de forma a obtermos um granulado que pode ser utilizado para construir mesas e outros materiais de construção. Mais tarde, estes mesmos produtos podem criar um novo ciclo de trituração e granulado.
Como podem competir com marcas que garantem produtos baratos aos consumidores globais, ainda que estas não tenham particular interesse em promover a economia circular ou reduzir o trabalho infantil?
Os nossos produtos têm maior qualidade. Na maioria das vezes, a diferença de preço entre um produto vindo da economia circular e um produto normal é de 5% – mas os nossos produtos são melhores. Na verdade, é impossível competir com as marcas que são responsáveis por trabalho infantil e preços baratos – eles não estão a fazer roupas ou fashion, mas sim pesadelos.
A Dutch aWEARness é sustentável financeiramente? Ou seja, é possível ser 100% sustentável e fazer dinheiro?
Sim, claro que somos 100% sustentáveis em tudo o que fazemos. E sim, ainda ganhamos bom dinheiro.
A indústria global de vestuário está a trabalhar no conceito de economia circular? Ou a única preocupação que existe é fazer mais dinheiro este mês, trimestre ou ano do que no passado?
Há marcas que já estão a seguir o caminho da economia circular, na maioria dos casos devido à força e pressões dos consumidores. São eles que querem melhores produtos e estão a liderar a economia nos nossos dias.
As visões de médio e longo prazo são mais importantes que as de curto prazo. A moda rápida está a decrescer.
Onde são fabricados os produtos da Dutch aWEARness?
Holanda, Portugal, Polónia, Áustria, Tunísia, Alemanha, Itália e Coreia do Sul.
Os vossos preços são competitivos? Ou, como outras marcas sustentáveis, as roupas e produtos são demasiado caro?
Os nossos preços são cerca de 5 a 10% mais caros que as marcas tradicionais. Depende dos serviços extra que damos a escolher aos nossos clientes.
Onde vê a sua empresa daqui a 10 anos?
A liderar a cadeia de produção circular dos têxteis, a partilhar o nosso conhecimento e sistema de inovação com outras marcas produtoras de têxteis. E espera que isso nos leve a um mundo melhor que o actual.