Melbourne alcança noite de Março mais quente desde que temperaturas são registadas
A cidade de Melbourne bateu o recorde de temperatura máxima para uma noite de Março, na terça-feira, quando a temperatura caiu para os 27,7ºC às 8h45 de quarta-feira – o anterior mínimo situava-se nos 26,5ºC e foi atingido a 13 de Março de 2013.
Durante a maioria da noite, porém, a temperatura andou pelos 30ºC. De dia, a temperatura atingiu o pico de 38,9ºC e ainda se encontrava nos 38,6ºC às 17h.
Segundo Alain Baillie, meteorologista do Bureau of Meteorology de Melbourne, a noite quente teve como pano de fundo a onda de calor de pequena intensidade que tem atingido o sudeste australiano na última semana.
Já o professor Will Steffan, do Climate Council, acredita que estas ondas de calor ocorridas no sudeste do país têm “pegadas das alterações climáticas em todo o lado”.
“Sem medidas sérias para [impedir] as alterações climáticas, Sydney, Melbourne, Adelaide e Canberra irão ter o dobro ou triplo de dias acima dos 35ºC em 2070”, explicou Steffan ao Guardian.
“Mas as emissões da Austrália continuam a subir na ausência de um plano credível para efectivar as promessas do país em Paris. Precisamos de uma rápida transição dos combustíveis fósseis para as energias renováveis. [Só assim] podemos proteger os australianos do calor extremo”, continuou.
Em Sydney, principal cidade do país, as temperaturas também têm atingido níveis extremos – há 31 dias consecutivos que a cidade tem uma temperatura média acima dos 26ºC, um recorde. Em Março, por outro lado, a temperatura média ainda não baixou dos 30ºC.
Foto: Anna Callil / Creative Commons