San Diego prepara-se para funcionar com 100% de renováveis



A cidade norte-americana de San Diego, no estado da Califórnia, é já o segundo local daquele país que recorre ao uso intensivo de energia solar, sendo que as instalações destas renováveis cresceram 76,6% em dois anos, para 189 megawatts de capacidade fotovoltaica instalada no final de 2015. No entanto, o uso das renováveis, incluindo a solar e a eólica, deve aumentar para que a cidade possa alcançar os objectivos propostos.

No plano da cidade está ainda previsto o aumento em 35% do número de árvores existentes na metrópole, até 2035, uma vez que estas sequestram carbono. Paralelamente, está ainda previsto o aumento da taxa de reciclagem e compostagem na ordem dos 90% de todos os resíduos sólidos, como avança o inhabitat.

Também a redução das viagens de carro no interior da cidade integra a lista de medidas a adoptar. Para cumprir este objectivo, San Diego terá aumentar o seu de investimento actual  em transportes públicos e em infra-estruturas para ciclovias.

Ao tornar-se 100% renovável, San Diego junta-se a Vancouver (Canadá), a São Francisco (EUA), a Sydney (Austrália) e a Copenhaga (Dinamarca) enquanto cidades comprometidas em desenvolverem as suas economias a partir de energia limpa.

Foto: Steven Tyler PJs / Creative Commons





Notícias relacionadas



Comentários
Loading...