O que está Adelaide a fazer para ser uma cidade inteligente?



A Universidade de Adelaide e a NEC Austrália chegaram a acordo para colaborar num projecto de cidades inteligentes que contribuirá para acelerar a inteligência, o dinamismo e a sustentabilidade das cidades.

É sabido que a urbanização, a pressão demográfica e a escassez de recursos estão a criar a necessidade de desenvolver soluções para cidades inteligentes em que a tecnologia permite maior eficiência e maior segurança. Assim, a dada esta necessidade, a NEC Austrália anunciou o estabelecimento de uma nova parceria com a Universidade de Adelaide, através de um memorando de entendimento que une esforços conjuntos para a construção das cidades mais eficientes, seguras e sustentáveis do futuro.

Para efectivar o plano, a Universidade de Adelaide, um dos principais centros de investigação na área das cidades inteligentes, reuniu um grupo multidisciplinar de investigadores com parceiros da indústria e do Governo, para desenvolver competências de investigação na área das cidades inteligentes.

“Estamos ansiosos por trabalhar em estreita colaboração com a Universidade de Adelaide para encontrar respostas inovadoras baseadas no conceito das Cidades inteligentes, para endereçar os desafios da vida nos grandes centros urbanos. A combinação da excelência de investigação da Universidade de Adelaide com as competências globais e locais da NEC em tecnologias essenciais para as cidades inteligentes, darão origem a novas oportunidades neste campo”, explicou Mike Barber, director-executivo da NEC Austrália.

As tecnologias da NEC que suportam a sua visão das cidades inteligentes incluem redes de sensores sem fios, sistemas de monitorização e controlo em tempo real, e cloud computing.

A empresa já está, de resto, a disponibilizar algumas funcionalidades ligadas às cidades inteligentes na Austrália: um exemplo é o novo sistema de gestão de informação sobre a rede de distribuição de água da Western Australia Department of Water’s, que visa melhorar a sua capacidade de gerir os recursos hídricos de forma sustentável em todo o estado.

As tecnologias de segurança pública são outro dos aspetos críticos das cidades inteligentes. Asssim, existem tecnologias de identificação biométrica da empresa que estão a ser utilizadas em smartphones da Polícia do Sul da Austrália e da Polícia do Território do Norte, para o combate ao crime e para permitir identificações imediatas. A biometria, combinada com sistemas de controlo de acesso e de monitorização vídeo, permitirá assegurar que as cidades inteligentes serão capazes de responder rapidamente a incidentes de segurança, sempre que necessário.

Foto: Danijel James / Creative Commons





Notícias relacionadas



Comentários
Loading...