Que língua se falará na União Europeia se o Reino Unido sair?
Se os britânicos optarem pela saída da União Europeia, no referendo de Junho, algo deles permanecerá na organização: a língua. É que, apesar de países como França ou Alemanha estarem um pouco relutantes nesta solução, a verdade é que o inglês tornou-se na língua principal de comunicação entre os eurocratas que não falam a mesma língua – e que são a grande maioria. E assim continuará a ser, segundo o Quartz.
Caso o Reino Unido saia da União Europeia, apenas dois Estados-membros terão a língua inglesa como a oficial: Malta e Irlanda. No entanto, não deixará de ser um pouco estranho que, sem o mais influente grupo de falantes nativos de língua inglesa, se continue a falar inglês entre italianos, alemães, portugueses, espanhóis ou franceses.
A União Europeia tem 24 línguas oficiais, para além de outras regionais e dialectos. Mesmo que o Reino Unido saia da União Europeia, o inglês é demasiado ubíquo e prático para que instituição a troque por outra língua, apesar dos esforços franceses.
O Quartz alerta ainda para o facto de os cidadãos dos países-membros da União Europeia passarem a ter mais dificuldades em obter visas de trabalho e viver no Reino Unido, caso este saia da instituição, reduzindo as oportunidades dos restantes europeus de aprender a língua.
Finalmente, sem o Reino Unido a União Europeia tornar-se-á inescrutável para os forasteiros. O que poderá ser um problema. Para ambos.
Foto: Elliott Brown / Creative Commons