Portuguesa OutSystems recebe Cool Tool Award por aplicação de eficiência energética
A tecnológica portuguesa OutSystemas recebeu o Cool Tool Award, na categoria de melhor aplicação verde, com o sistema de gestão energética SCORE, criado para melhorar a eficiência energética do campus da Universidade de Aveiro.
Os Cool Tool Awards são organizados pela revista norte-americana Edtech Digest. “Num meio tão preenchido e concorrencial, é compensador reconhecer que estas empresas e produtos fazem realmente a diferença”, explicou o editor-chefe da publicação, Victor Rivero.
Os Cool Tool Awards reconhecem as empresas e as aplicações que mais contribuem para a melhoria do ensino através da tecnologia. A Outsystems foi reconhecida pelo trabalho desenvolvido com a Universidade de Aveiro – e em parceria com a Contisystems – para a criação de um programa de eficiência energética. Este projecto procurou melhorar o consumo de energia nos edifícios desta campus, criando um local centralizado para a gestão de todos os dispositivos de consumo de energia.
“Estamos muito satisfeitos com a distinção da Edtech Digest, que reconheceu a Agile Platform como uma ferramenta estratégica para ajudar o sector do ensino a tornar-se mais ecológica”, explicou em comunicado Mike Jones, vice-presidente de marketing da OutSystems.
“A Universidade de Aveiro foi capaz de usar a Agile Platform para desenvolver uma aplicação de gestão de energia altamente complexa, e decisiva na melhoria da eficiência energética desta instituição. Este prémio reconhece também o papel desta Universidade como um líder na criação de uma consciência social focada na protecção ambiental”, continuou o reopnsável.
Através da Agile Platform da OutSystems, foi construído e implementado o sistema SCORE, integrando com mais de 1000 dispositivos diferentes. O sistema SCORE agrega a informação de todos os dispositivos permitindo gerir e controlar o consumo de energia de forma eficiente. Através do sistema SCORE, a Universidade de Aveiro já pode calcular os custos da energia que consome, o que está a resultar numa poupança de energia de entre 25% a 30%.