Descoberta bactéria capaz de “comer” dióxido de carbono



A criação de uma bactéria que “come” dióxido de carbono e inala hidrogénio para produzir energia é obra do investigador Daniel Nocera da Universidade de Harvard.

Esta bactéria pode constituir uma alternativa para áreas desprovidas de rede eléctrica sendo dez vezes mais eficiente do que uma planta, uma vez que a eficácia da conversão da luz solar em biomassa através das plantas é próxima de 1% e a capacidade da bactéria criada por Nocera é de 10,6%.

Nocera revelou recentemente que a bactéria absorve hidrogénio e CO2 para produzir álcool, um combustível que pode ser usado como o actual diesel, avança o Boas Notícias.

“Neste momento estamos a fazer álcool isopropílico, isobutanol, isopentanol. São tipos de álcool que podemos queimar directamente e são produtos obtidos a partir do hidrogénio separado da água”, avançou ainda o investigador à Forbes.

O responsável indica ainda que um reactor de um litro cheio das suas bactérias pode capturar diariamente 500 litros de CO2 da atmosfera, mas que a “bactéria não vai resolver do problema do CO2”.

Foto: Carina Pfann / Creative Commons





Notícias relacionadas



Comentários
Loading...