A cidade japonesa que perdeu 90% da população (com FOTOS)



Fundada em 1943, a cidade de Yubari, no coração da indústria mineira japonesa, perdeu 90% da sua população – de 120.000 para 9.000 em poucas décadas. O momento decisivo nesta perda populacional foi o acidente que matou 155 mineiros, o que, coincidindo com a crise da indústria do carvão, despoletou uma debandada que prejudicou a sua economia e a transformou numa série de edifícios abandonados.

O fotógrafo australiano Brett Patman viajou até Yubari para registar esta situação invulgar para os quatro cantos do mundo, descobrindo uma cidade a desabar, com infra-estruturas invadidas pela natureza e casas abandonadas.

A cidade tem uma parecença com outras que foram completamente abandonadas, como Chernobyl ou Fukushima, mas o facto de ainda ser habitada – por 9.000 pessoas – dá-lhe um ar ainda mais fantasmagórico, quase macabro.

Ao Mail Online, Brett Patman, que é autor do site e página de Facebook Lost Collective, disse que, no seu auge, Yubari tinha 24 minas de carvão em actividade, muitas delas detidas pela Mitsubishi & Hokutan. Hoje, todas elas encontram-se encerradas.

[nggallery id=3075 template=greensavers]





Notícias relacionadas



Comentários
Loading...