China: casa impressa em 3D aguenta terramoto até 8.0 (com FOTOS)



Tijolos, ferro, meses de construção…tudo isso é já uma realidade do passado. Pelo menos é o que defende uma empresa de construção chinesa, ao criar uma casa através de impressão 3D, capaz de sobreviver a um terramoto de 8.0 na escala de Ritcher.

Instalada em Pequim, a casa de dois andares com cerca de 400 m2 foi construída em apenas 45 dias pela empresa HuaShang Tengda. Esta não foi a primeira vez que se tentou tal feito, mas a empresa chinesa foi pioneira ao erguer a estrutura do edifício de uma só vez, canos incluídos.

Através de um avançado programa de computador, foi possível dizer à gigante impressora quais os passos a dar em cada momento. Da formulação técnica dos ingredientes, à construção simultânea de diferentes zonas, até por fim se chegar à impressão total da estrutura.

Segundo o Inhabitat, a casa tem um tempo de construção muito inferior ao habitual, paredes de 2,4 metros de espessura e 20 toneladas de betão – ainda assim, ela pode trazer inúmeros benefícios à sociedade. A empresa Hua Sang Tenda afirma que a produção nestes moldes é rápida, barata e os materiais usados são amigos do ambiente.

[nggallery id=3136 template=greensavers]





Notícias relacionadas



Comentários
Loading...